De 05 Ago 2017

5 dicas para aumentar a segurança do seu condomínio

As dicas que sua portaria precisa

Em um condomínio, a portaria é o local por onde moradores e visitantes entram no empreendimento. A portaria é o ambiente onde fica o porteiro. Por sua vez, esse profissional atua como uma espécie de guardião, controlando a entrada e saída de pessoas no recinto, ou seja o porteiro é a primeira impressão do condomínio.

A portaria de um condomínio pode ser uma portaria terceirizada ou um portaria orgânica. A portaria terceirizada oferece agentes de portarias especializados e treinados, preparados par a lidar com qualquer imprevisto na portaria. A portaria orgânica é composta por pessoas do próprio condomínio e sabem as normas do condomínio e conhecem os condôminos.

Agora confira as 5 dicas que otimizar a segurança da sua portaria:

1 - Criação de regras de segurança

A elaboração de normas é fundamental para a equipe, por conta disso também é necessário mantelas disponíveis para a equipe também. Para uma boa segurança do condômino é necessário um manual com as normas e procedimentos na portaria para consulta, o documento tem que ter:

  • Descrição da equipe junto do detalhamento das responsabilidades e atribuições dos cargos, incluindo os horários de turno.
  • Instruções de utilização dos equipamentos de segurança presentes no condomínio como as câmeras para monitoramento;
  • Orientações para atender os disparos do alarme de segurança;
  • Instruções para situações de emergência, como quem acionar, os contatos úteis, quais são os procedimentos indicados etc.
  • Números de contatos úteis , como delegacia, corpo de bombeiros e a empresa responsável pela manutenção dos elevadores.

2 - Investimentos em equipamentos de segurança

A garantia da segurança do conomino é a principal função da portaria. Agora sem os equipamentos apropriados, o trabalho do porteiro fica severamente comprometido, por mais bem preparado que seja o profissional.

Por isso é essencial que o condomínio invista em equipamentos e softwares para a sua portaria, não importando o custo. Uma portaria com os devidos equipamentos conseguirá desempenhar suas funções com muito mais qualidade.

Em primeiro instante os gastos com esses equipamentos podem desagradar os moradores, mas com o tempo eles verão os benefícios e uma boa segurança no condomínio. Clique aqui e veja alguns sistemas que podem ajudar a sua portaria.

3 - Entrada de visitantes 

Esse é um tópico  que pode gerar muito debate entre a gestão e os condôminos. Há, no entanto, algumas medidas são essenciais para a segurança que devem ser implantadas na sua portaria.

 O recomendado é que, com a chegada do visitante, o porteiro fale com morador em questão para confirmar e autorizar a entrada da visita. Se ainda assim a situação parecer suspeita e houver dúvidas,  o morador deve descer para identificar o visitante, antes de permitir sua entrada. Outra medida também é a adoção de um software, onde o morador pode cadastrar os dados da visita e a portaria apenas faça a confirmação de dados com o visitante em questão.Clique aqui e veja mais sobre softwares para ajudar a sua portaria na identificação de visitantes.

4 - A portaria remota pode ajudar nos custos

Os tipo de sistemas para a  portaria remota podem diminuir em até 70% os custos com segurança. Esse é um ótimo argumento para se defender no assembleia condominial, mas os benefícios vão além disso. De forma alguma a questão financeira deve ser o único aspecto a ser analisado. Clique aqui e veja mais sobre softwares para deixar a portaria do seu condomínio remota e ajudar nos custos do seu condomínio.

5 -  A maioria dos roubos passam pela portaria

Muitas pessoas pensam que as invasões em condomínios acontecem de forma furtiva, com o arrombamento de portões, ou por algum lugar de difícil acesso. Mas, infelizmente, dados mostram uma coisa diferente: 90% dos casos de assaltos a condomínios verticais acontecem pela porta da frente.

O que ocorre muitas vezes é que os invasores enganam o funcionário da portaria, passando-se por algum prestador de serviço ou visitante. Assim, muitos porteiros, por falta de orientações, equipamentos e procedimentos  a respeito da liberação de estranhos, acabam deixando-os passar, não sendo capazes de conter os assaltos a condomínios. Clique aqui para ver o sistema preparado para evitar que esse tipo de situação na sua portaria.

Por Yuri Inhamuns